QUANDO OS EMPRESÁRIOS FALHAM A empresa é um ser vivo, está em constante transformação. Ela é concebida, nasce, cresce, envelhece e morre. É um processo natural; mas também é um fato que a empresa seja criada para durar muitos anos e dar lucro ao longo de toda sua existência e para isto ela deve permanecer sadia. Empresários falham quando só reconhecem que a empresa não está mais sadia no momento em que ela passa a ficar insolvente ou passa a ter dificuldades para obter empréstimos para suprir o caixa. É preciso compreender que a ausência de recursos no caixa é a consequência e não a causa do problema. Explicando melhor: O preço praticado deve cobrir os impostos sobre as vendas, custos, despesas e a margem de lucro. Sob o ponto de vista financeiro a venda só deve ser concluída após consulta ao cadastro do cliente e a análise do prazo de venda; estas premissas são básicas para que a venda se traduza em lucro e o lucro se traduza em caixa. Como podemos observar o caixa é o item derradeiro, é apenas uma consequência dos eventos anteriores. Empresários falham quando não monitoram adequadamente estas etapas anteriores, deixando de lado controles financeiros, indicadores de desempenho e rentabilidade, trabalhando apenas com o fluxo de caixa que em muitas situações trata-se apenas de um confronto entre contas a pagar e contas a receber. Para não falhar, alguns relatórios são fundamentais: • Análise de custos. • Análise das Despesas. • Margens dos produtos e serviços. • Ponto de equilíbrio. • Fluxo de caixa. • Contas a receber e Contas a pagar. Não descuide do controle da inadimplência. Medidas básicas como estas contribuem para que a empresa se mantenha sadia e com vida longa. AUTOR ASER G SOUTO Consultoria Adm. econômico-financeira. SYN Gestão e Desenvolvimento Empresarial LINKED IN - Aser Souto Fone: +55(11) 99655-5499
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