A Opus é o resultado de 22 anos de trabalho no mercado de fios, insumos e equipamentos para extração e beneficiamento de rochas ornamentais, que nos permitiu desenvolver: - Acesso aos melhores fabricantes da Europa e Ásia; - Conhecimento das melhores técnicas de extração e beneficiamento de rochas; - Ética e seriedade no relacionamento com clientes e parceiros. Como sócio e diretor administrativo, sou responsável pelo planejamento e gestão estratégica, financeira, e do relacionamento com nossos parceiros atuais e novos.
Grupo italiano que fabrica e comercializa, a mais de 40 países, insumos diamantados de corte, com foco em rochas ornamentais. Há mais de 30 anos, destaca-se pela invenção do fio diamantado plastificado e do equipamentos multifios. Como Gerente Geral da filial brasileira desde sua construção (2004), liderei equipes de 35 pessoas. Executo atividades estratégicas (20% do tempo), táticas (35%) e operacionais (45%): - Gestão do planejamento estratégico: MVV, SWOT, PESTEL, BSC, Canvas, MCI, etc; - Elaboração de relatórios contábeis, econômicos, financeiros e comerciais para os sócios; - Gestão da TI; - Importação e exportação de produtos e serviços; - Gestão de contas a pagar, a receber, e fluxo de caixa; - Gestão de patrimônio e investimentos; - Análise de crédito de clientes; - Gestão de contratos comerciais com parceiros, clientes e fornecedores, incluindo estrangeiros; - Gestão de estratégias comerciais referentes a mercados, preços, produto e marketing; - Gestão da equipe de
Grupo de empresas ligadas a extração, beneficiamento e exportação de rochas ornamentais; comércio de móveis italianos; e agropecuária. 2000: reestruturação do depósito de móveis italianos em B.H., compreendendo: - Desenvolvimento de sistema de controle de estoque e expedição, em VFP. - Otimização dos processos de recebimento, armazenamento e expedição. - Liderar equipe de 4 pessoas. - Treinamento do novo gestor. 2001 - 2002: assessoraria ao presidente em seus empreendimentos, destacando-se o processo do seu afastamento da maior de suas empresas: - Análise e revisão de relatórios financeiros e econômicos relativos aos anos de atividades suas na empresa. - Elaboração de relatórios financeiros e econômicos utilizados no processo do seu afastamento. - Conheci e trabalhei com diversos conceitos econômicos, financeiros e gerenciais diversos. Maio de 2002: transferido para Vitória (ES) para a implantação de sua nova indústria de beneficiamento de rochas: - Registros e licenças muni
Empresa representante brasileira de algumas das mais importantes marcas italianas de insumos e equipamentos para mineração de rochas ornamentais. Meu primeiro contato com a empresa foi em 2007, ainda através da Escola Umuarama de Informática, quando firmamos um contrato e iniciamos o desenvolvimento de um sistema ERP para gestão de: estoque, produção, vendas e CRM, com uso da linguagem Visual ForPro. Em 2008, com boa parte do ERP já funcionando, foi contratado para a função de programador e o desenvolvimento prosseguiu. A experiência no desenvolvimento deste ERP permitiu-me conhecer conceitos de administração, gestão de produção e estoque, e, principalmente, atendimento a clientes. A partir do final de 2008, com o ERP em pleno funcionamento, passei a assumir funções internas na área comercial. Dentre elas: a prospecção, o atendimento e o suporte aos clientes. Outras experiências que pude vivenciar e que me foram úteis posteriormente foram: o contato com o idioma e a cultura italian
Em 1997, o uso do computador nas empresa crescia velozmente, mas a oferta de mão-de-obra preparada era escassa. Foi então que me associei ao diretor de uma escola de supletivo para o 1º e 2º graus, com o objetivo de montarmos uma escola de informática, na cidade de Santa Luzia, região metropolitana de Belo Horizonte. Os primeiros 3 meses foram de intenso trabalho para: - Adquirir e preparar os computadores; - Montagem da sala de aula; - Elaborar todas as apostilas dos cursos (MS-DOS, Windows, Word e Excel); - Visitar as escolas da região para promoção do novo curso. No 4 mês tínhamos já 3 turmas iniciando, e eu era o único professor. Apesar da curta duração, as experiências foram intensas e repletas de ensinamentos para mim: marketing e falar em público, para promover o curso nas escolas e para dar as aulas; a elaboração do material didático ajudou-me a melhorar minha produção textual; a gestão do caixa da escola ensinou-me a prática de contas a pagar, a receber e fluxo de caixa
A Granasa foi uma das empresas mais conhecidas mundialmente no setor de rochas ornamentais nos anos 90. Foi também pioneira em diversos métodos de extração e beneficiamento de granito no Brasil, tais como: o fio diamantado e o equipamento multifios. Em outubro de 1991, aos 14 anos, após ter estudado programação de computadores por 2,5 anos, um de seus diretores, responsável pela indústria de Belo Horizonte, me fez um desafio: desenvolver um programa de computador capaz de controlar a sua tabela de preços, que naquela época mudava várias vezes ao mês devido à alta inflação. Em fevereiro de 1992 entreguei o programa funcionando e fui então contratado como programador. A empresa possuía poucos computadores, e menos ainda pessoal capacitado para utilizá-los. Continuei desenvolvendo programas para aquela indústria até 1994, quando fui transferido para o escritório central do grupo, na mesma cidade. Entre 1994 e 1996, desenvolvi diversas atividades, sempre relacionadas à TI, tais como: -
1994 – 1998 Trata-se de um curso de 3,5 meses, porém, devido à abrangência do seu programa e à minha afinidade pessoal com o conteúdo, participei do mesmo uma vez por ano neste período.
1998
Would you like to download CV's of freelancers? Check out our account options for recruiters.
You have reached the view limit of 10 freelancer profiles per 24 hours.
Looking for more freelancers? Post a project without obligation or sign up for a recruiter account.