O projeto de monitoria em Direito Constitucional, digitalização da Constituição e Inteligência Artificial tem como objetivo tornar o aprendizado jurídico mais dinâmico em sala de aula. Professores, monitores e alunos de graduação trabalharão juntos para facilitar o ensino e a aprendizagem. Queremos formar alunos comprometidos com uma ética universal, focados na emancipação, onde o ato de ensinar é uma responsabilidade compartilhada entre educadores e alunos. Os principais objetivos do projeto são: 1. Promover a interdisciplinaridade entre as disciplinas introdutórias do Direito, usando a Constituição em formato digital e explorando as interseções entre Direito e tecnologia. 2. Despertar o interesse dos monitores pela vida acadêmica, especialmente a carreira docente. 3. Melhorar a qualificação acadêmica tanto dos professores quanto dos alunos, beneficiando o aprendizado dos alunos matriculados na disciplina. As atividades do monitor incluem participar da seleção de temas importantes para o estudo da Constituição, participar de grupos de pesquisa, escrever artigos científicos, e estimular os alunos a se envolverem em atividades extracurriculares. O monitor estará disponível de segunda a sexta-feira, em horários determinados, para ajudar os alunos com dúvidas e auxiliar nas atividades da disciplina. O monitor trabalhará sob supervisão do coordenador do projeto, dos professores orientadores e dos alunos envolvidos. Esperamos que essa interação entre monitor e alunos favoreça um ambiente de aprendizado cooperativo e compartilhado.
A mentoria discente constitui um projeto de natureza híbrida, amalgamando elementos de extensão e ensino no âmbito do curso de Direito do Centro de Ensino Superior do Rio Grande do Norte (CERES/UFRN). Sob a égide de um docente efetivo do departamento de Direito, incumbido da coordenação das atividades do projeto, os alunos veteranos se oferecem voluntariamente para auxiliar os alunos calouros do curso, com vistas a facilitar sua integração, desenvolvimento e progresso durante o período inicial e ao longo do curso. Em conformidade com os preceitos do projeto, cada veterano presta assistência a até dois alunos iniciantes, proporcionando-lhes explicações, orientações e conselhos abrangendo todas as esferas relacionadas às atividades universitárias e, por extensão, à carreira jurídica.
O projeto trata da oferta gratuita de projetos arquitetônicos voltados à habitação de interesse social no município de São Francisco/PB. Este será desenvolvido por meio de uma parceria entre o Núcleo de Projetos e Sustentabilidade Socioambiental - NUPSS, Escritório Modelo do IFPB-CR, com a Prefeitura Municipal de São Francisco/PB, no âmbito do Programa intitulado "PROHABIT São Francisco". Por meio desse programa, propõe-se a estruturação de uma política pública, gerida pela Secretaria de Planejamento e com o apoio da Secretaria de Assistência Social, no sentido de viabilizar o cumprimento da Lei Federal N 11.888, de 24 de Dezembro de 2008, conhecida como Lei de Assistência Técnica. Esta assegura às famílias de baixa renda assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social. A execução do projeto prevê as seguintes etapas metodológicas: 1) capacitação e ambientação das equipes do NUPSS e das Secretaria Municipais envolvidas; 2) Divulgação e seleção de beneficiários, a cargo da Secretaria de Assistência Social; 3) Realização de levantamento in loco e entrevistas com famílias beneficiárias, a cargo da Secretaria de Planejamento; 4) Desenvolvimento de projetos arquitetônicos de construção/reforma, a cargo do NUPSS; 5) apresentação das propostas para apreciação dos beneficiários, de forma remota, com a participação de todos os envolvidos; 6) Finalização e entrega dos projetos arquitetônicos, pelo NUPSS. Em seguida, serão elaborados projetos complementares/orçamento, a cargo da Secretaria de Planejamento. Quando a situação de moradia existente oferecer risco à família, poderá haver, também, encaminhamento à concessão de benefício social, por parte da Secretaria de Assistência Social, conforme previsão da legislação específica do município. As atividades relativas ao desenvolvimento de projetos pela equipe do NUPSS será realizada integralmente à distância, tendo em vista as restrições impostas pela Pandemia de COVID-19, de modo que a Prefeitura se encarregará das atividades presenciais, respeitando todas as recomendações de biossegurança estipuladas pelas organizações de saúde. Com a realização do projeto, espera-se atender, no mínimo, duas famílias, com cerca de cinco integrantes, perfazendo um total de 10 pessoas em situação de vulnerabilidade social beneficiadas. Dessa forma, acredita-se que o IFPB contribui para o desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo no município, para a melhoria da qualidade de vida e acesso à moradia digna pela população com até 3 salários mínimos de renda familiar a mais atingida pelo déficit habitacional no país. Além disso, o projeto concorre para a formação integral e cidadã dos estudantes vinculados ao NUPSS, assim como para o crescimento pessoal e profissional de todos os participantes da ação. Os resultados serão apresentados em eventos científicos, publicados em anais ou revistas especializadas. Além disso, haverá divulgação de notícias em plataformas digitais de ampla circulação.. Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
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